Estudo relaciona ganhos financeiros e cumprimento da legislação trabalhista

Segundo um estudo realizado por economistas da Escola de Negócios da Universidade da Califórnia e da Universidade de Harvard, cumprir a legislação trabalhista pode gerar economia de bilhões de dólares para as empresas. Esse valor engloba as despesas médicas, aumento da produtividade e a eliminação de multas para os empregadores.
A pesquisa foi publicada na Science Magazine e analisou as inspeções feitas pela Agência Federal dos Estados Unidos durante quatro anos, comparando os gastos das empresas fiscalizadas com os de empresas não-fiscalizadas. No final, o estudo constatou queda de 9,4% de danos nos locais de trabalho, 26% de economia nos custos médios com os trabalhadores. A economia para pequenas e médias empresas ficou em torno dos 355 mil dólares e, no caso das grandes empresas, o número sobe para 6 bilhões de dólares.
O resultado mostra a importância de investir em qualidade de vida dos colaboradores, estratégia essencial para diminuir custos e aumentar a competitividade da organização. Esses dados apontam que a conscientização da importância de uma Política de Segurança de qualidade e o investimento em qualidade de vida na empresa podem fazer a diferença nos resultados da instituição.
A Ginástica Laboral, por exemplo, é uma das muitas formas de melhorar o ambiente de trabalho e promover a interação entre os funcionários. Afinal, não se pode admitir nenhum tipo de desperdício, em especial de vidas humanas. Ou seja, cada vida poupada e cada ação para manter a integridade física e psicológica do quadro de funcionários, reflete não só na empresa, mas também na família e na sociedade como um todo.

IdealMed – Curitiba – Shopping Itália
(41) 3085-7548 ou (41) 3085-7547
idealmed@idealmed.med.br
www.idealmed.med.br